domingo, 16 de março de 2008

"O Meu Fiel Amigo"

Filomena Simas é Professora na escola EB1/JI de Matriz, na ilha de S.Miguel-Açores, e no inicio deste ano lectivo contactou a FunSchoolDog, no sentido de solicitar a nossa colaboração para desenvolver um projecto na área das Actividades Assistidas pelos Animais, com os seus alunos. Nós apenas contribuimos com o nosso conhecimento, dando-lhe sugestões para algumas estratégias e actividades a desenvolver com os seus alunos; actualmente, e decorrido alguns meses o Projecto "O Meu Fiel Amigo" é contado pela Filomena Simas e pelos seus alunos como uma experiência gratificante para o grupo.
Desafiámos a Filomena para apresentar o seu projecto, e aqui está o resumo e algumas fotografias desta experiência, que nos congratulamos em apoiar.



"Este projecto foi pensado para um grupo de 4 crianças com idades entre os 8/9 anos e a realizar durante o período de um ano lectivo. O projecto designado “O meu fiel amigo” é desenvolvido com alunos da EB1/JI de Matriz, oriundos de um cenário territorial de permanência de jovens/adultos, com tendência para maltratar cães, assim como também, os utilizam como “instrumentos” intimidativos contra as pessoas e outros animais.
A conduta destas crianças revela, por sua vez, deficientes competências sociais, associadas, consequentemente a dificuldades de relacionamento, também, para com o seu grupo de pares. (...)
É intenção do projecto inverter a posição social adquirida pelo animal (cão) junto das crianças e do seu grupo de pares, mediante o reforço e a promoção do desenvolvimento de competências, de comportamentos positivos e adaptados a regras de convivência social ditas normalizadas. A aplicação deste projecto, visa, de uma forma muito simples, atendendo aos recursos possíveis, iniciar um plano de prevenção que permita a minimização de abusos e negligencia sobre os animais cometidos pelas crianças e seus familiares.
Por outro lado, este projecto ao incluir actividades práticas direccionadas com os animais poderá ser benéfico na aquisição de competências pessoais e sociais.


Assim, temos como objectivos, promover o desenvolvimento e manutenção de capacidades/competências a nível de:
1.Componentes sensorio –motoras;
-Coordenação global
-Coordenação fina/destreza
-Controlo motor
-Lateralidade
2.Componentes cognitivos;
-Atenção
-Memória
-Resolução de problemas
3.Componentes psicossociais;
-Auto-conceito
-Auto-controlo
-Conduta social
-Relacionamento interpessoal
Auto-expressão
4.Adquirir novos modelos de comportamento e aquisição de aprendizagens que permitissem a frequência de emoções/interacções positivas, e consequentes melhoramento ao nível das relações interpessoais.
5.Promover o reforço das interacções positivas entre as crianças e os animais
6.Adequar os sentimentos à forma de expressão evitando atitudes que revelem alguma agressividade
7.Reforçar e/ou aumentar a auto estima, mediante a valorização de atitudes e comportamentos apreendidos, através de reforços positivos, do elogio, do incentivo à participação em actividades;
8.Promover capacidades que se consideram ser importantes para a vida futura destes alunos, como estimular a atenção, a observação, a empatia, a contenção de sentimentos menos positivos
9.Promover a valorização pessoal perante os seus pares.
Seleccionamos como áreas a trabalhar:
.Leitura / Escrita
.Cálculo
.Expressões
.Sensório -Motora
.Comportamental/ Afectiva
..Linguagem
.Informática
.Higiene pessoal




O grupo é constituído por 4 elementos que à partida parecem formar um nível de aprendizagem semelhante. (...) Os elementos deste grupo são oriundos de meios sócio -económicos baixos e transportam para a escola os problemas que esse factor acarreta; elevado abstencionismo escolar, problemas comportamentais, insucesso escolar, mau relacionamento família/escola. É hábito comum no bairro onde vivem práticas violentas, exercidas pelos donos sobre os seus cães, a demonstração gratuita de agressividade, a punição, os maus tratos, como forma de valorização, reconhecimento e liderança dos jovens junto dos seus pares. (...)

As estratégias de intervenção utilizadas pretendem criar condições de promoção do sucesso educativo dos alunos, articular as actividades escolares com os interesses dos alunos, facultar contactos e experiências com o meio extra-escolar, proporcionar situações de ensino diferenciado e diversificado, valorizar a participação oral, motivar o aluno para a leitura e escrita, treinar a capacidade de resolução de situações problemáticas concretas, favorecer o desenvolvimento progressivo de sentimentos de auto confiança e auto estima, treinar as capacidades físicas e motoras, valorizar a criatividade, promover a co-responsabilização dos familiares e envolve-los nalgumas acções, como nos cuidados de alimentação, higiene e saúde dos animais.
Para cumprir os nossos objectivos optamos por desenvolver actividades como:
1.Participar em acções de voluntariado no canil municipal;
2.Realizar trabalhos na escola para prevenir os maus-tratos e o abandono de cães;
3.Desenvolver actividades onde os alunos passem a informação aos seus pares;
4.Promover, na escola, sessões com o veterinário;
5.Aprender como cuidar de um cão, quais os cuidados com a alimentação, com a higiene, com a vacinação;
6.Assistir a consultas de veterinário ajudando em algumas tarefas, tais como: segurar o cão, fazer festas para acalmar o cão, pesar o cão;
7.Visitar o canil, e colaborar nalgumas tarefas;
8.Participar em campanhas de adopção, fazendo cartazes;
9.Aprender regras de segurança e saúde para com o Homem e o Animal;
10.Assistir a sessões de treino de cães;
11.Pesquisar na Internet raças de cães mais comuns;
As actividades desenvolvidas na veterinária e no canil serão obrigatoriamente acompanhadas por adultos.
Os pais devem ter conhecimento do desenrolar do projecto, e se possível participar nalgumas actividades que sejam:
-De carácter terapêutico e pedagógico
- Social e educativo
- Saúde e humanitário.
-Contactar com novos modelos de comportamento e aquisição de aprendizagens que permitam a frequência emoções/interacções positivas, e consequentes melhoramento ao nível das relações; -Adequar os sentimentos à forma de expressão evitando atitudes que revelem alguma agressividade;
-Reforçar e/ou aumentar a auto estima, mediante a valorização de atitudes e comportamentos apreendidos, através de reforços positivos, do elogio, do incentivo à participação em actividades;-Promoção de capacidades que se consideram ser importantes para a vida futura destes alunos, como estimular a atenção, a observação, a empatia, a contenção de sentimentos menos positivos;
-Valorização pessoal perante os seus pares.

O projecto conta ainda com a importante participação do Canil Municipal, Clinica Veterinária e Policia de Segurança Pública."












5 comentários:

caniche vagabundo disse...

Muito bem! Achei este projecto muito interessante!

Van Dog disse...

Boa! Vou divulgar esta bela iniciativa!
Era giro publicarmos os cartazes que os garotos fizeram? Por exemplo contra o abandono?
Parabéns a todos os intervenientes!

Zig disse...

Muitos parabéns por esta louvável iniciativa!

Eunice Rosado disse...

muitos parabéns!!!! Adorei!

Lolita disse...

estas iniciativas revelam a importância do respeito por todos os seres vivos numa sociedade que continua a tratar os animais não humanos como coisas ( juridicamente falando)..muitos parabéns. o projecto deve ser abraçado numa rede escolar nacional.