sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Os Fundamentos da Terapia Assistida com Animais(parte 1)

O que é um animal de terapia?
Esta questão define à priori o que é a terapia assistida com animais, ou seja, é um animal especificamente treinado para integrar um programa terapêutico ou educativo, como um instrumento ao serviço dos profissionais, e tem por finalidade promover os estimulos necessários que permitam alcançar os objectivos terapêuticos.
O animal de terapia desempenha funções de facilitador social, é um estimulo multisensorial, permite o incentivo ao jogo, nomeadamente no caso de crianças. O animal é um complemento à intervenção terapêutica, integra os objectivos da mesma, mas não se constitui em si como uma terapia. A introdução do animal permite desenvolver estimulos como a atenção, a concentração, atitudes positivas do individuo face ao processo terapêutico, e consequentemente a uma maior quantidade de expressões de emoção e capacidade de comunicação.
A Terapia Assistida com Animais é um processo terapêutico no qual estão envolvidos o terapeuta, o cão e o treinador, no âmbito de um projecto delineado com rigor cientifico e cujos objectivos são previamente definidos e dirigidos pelo terapeuta.
A Actividade Assistida com Animais são acções de carácter lúdico, a partir das quais pode proporcionar resultados terapêuticos, contudo, não é necessário existir à priori um projecto definido. Não é obrigatório a presença do terapeuta. Exemplos de AAA:visitas a hospitais, lares de idosos, escolas, etc.

1 comentário:

Van Dog disse...

Este é um tema muito interessante!