sábado, 30 de junho de 2007

TAA e Terapia da Fala

A inclusão de animais nos serviços clinicos, quer em contexto comunitário ou residencial, como parte de um programa terapêutico é denominada por Terapia Assistida por Animais.TAA deve ser sempre conduzida sob a supervisão de um profissional de saúde que define e selecciona a aplicação das técnicas terapêuticas adequadas ao individuo em causa. A maior parte dos técnicos que praticam TAA são psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. Algumas investigações tem demonstrado que as sessões de TAA facilitam o aumento da frequência de expressões emocionais espontâneas, aumento de socialização, o desenvolvimento de habilidades funcionais, aumento da auto-estima e qualidade de vida durante o processo de hospitalização e reabilitação. (...)
As sessões terapêuticas são caracterizadas por um conjunto de técnicas estruturadas alusivas a situações e actividades da vida real, de forma a desenvolver no sujeito capacidades de comunicação. O objectivo é conduzir o sujeito a experimentar tipos de linguagem ou comunicação focalizadas em situações significativas, permitindo promover a motivação para a participação do sujeito, e consequentemente, desenvolver competências linguisticas.
A "fala" é entendido pela capacidade de produção de sons, palavras,etc. O mecanismo fisiológico da fala envolve três sistemas: respiração, articulação e fonética. Isto inclui, qualidade da voz, ressonância, fluência e articulação. A "linguagem" refere-se á capacidade de agrupar as palavras que dão origem ás frases, expressões e á compreensão dessas verbalizações. A capacidade de memória, o processamento de informação, a resolução de problemas são aspectos da linguagem.(...)
TAA pode ser utilizada como uma técnica que permita desenvolver uma comunicação eficaz no individuo, em situações básicas da sua vida diária, como sendo na escola, em casa, no trabalho. Como modalidade terapêutica, a TAA pode desempenhar um meio auxiliar dos técnicos em campos como o desenvolvimento e descrição de competências, exercicios de memória e capacidade de cooperação.
Texto adaptado e traduzido do original "Animal-Assisted Therapy as a Modality within Speech and Language Therapy" in Therapeutic Interventions: The Human-Animal Health Connection.Animal Assisted Therapy; Kirwin,S.; Delta Society;U.S.A., 1996.

2 comentários:

LisbonGirl disse...

Parabéns pelo blog é óptimo para a divulgação de actividades tão importantes e tão interessantes!

caniche vagabundo disse...

Adorei os vídeos!
Começo a ficar entusiasmado com esta ideia...